
O primeiro dia do 37º Congresso Mineiro de Municípios foi encerrado com a entrega do X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). Com recorde de inscritos e alta qualidade técnica das práticas apresentadas, o Prêmio contou com 421 projetos inscritos nesta edição de 2022. Como prevê o edital, três projetos de cada um dos nove eixos foram selecionados, tendo 27 se classificado para a etapa final.
Em 2022, a 10ª edição do Prêmio contemplou iniciativas e projetos em nove eixos: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo.
Para o presidente da AMM, Julvan Lacerda, o número recorde de inscritos mostra a força da Associação e, principalmente, a eficácia das gestões públicas mineiras, que estão apresentando projetos com resultados positivos para a população. “A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos”, destaca.
Os três municípios de cada eixo premiado em primeiro lugar, além de receber um troféu, terão acesso, gratuitamente, a dois cursos do Centro de Qualificação para Gestão Pública (CQGP), para dois servidores do município, até o final do ano de 2022. Terão também sua prática divulgada no portal da AMM, mídias sociais, Revista “Notícias das Gerais” e demais veículos de divulgação da AMM.
Vencedores
- Eixo assistência social: prática “Mapeamento dos impactos sociais causados pela covid-19 – conhecer para superar”, de Campo Florido.
- Eixo cultura: prática “Coreto cultural, de São Sebastião da Bela Vista.
- Eixo economia: prática “Recupera poços, de Poços de Caldas.
- Eixo educação: prática “Atenção aos alunos e às metas – uma prática de gestão eficiente, e inovadora da educação”, de Jacutinga.
- Eixo esportes: prática “Governador Valadares – investir no esporte é investir na saúde”, de Governador Valadares.
- Eixo governança: prática “Gerenciamento e análise de dados nas ouvidorias municipais, de Itabirito.
- Eixo meio ambiente: prática “Águas de Ubá – revitalização de bacias hidrográficas e pagamento por serviços ambientais (PSA), de Ubá.
- Eixo saúde: prática “Atendimento oftalmológico em unidade móvel e distribuição de óculos para alunos da rede municipal de ensino ‘carreta luz para vida’’’, de Coronel Fabriciano.
- Eixo turismo: prática “Transformação de Boa Esperança em um destino turístico”, de Boa Esperança.
Confira a cobertura completa do Congresso nos canais de comunicação da Associação – Instagram (aqui), Facebook (aqui), portal (portalamm.org.br), AMMTV (aqui) – e as fotos no Flickr da entidade (clique aqui).