Discursos de abertura ressaltaram a eficiência da gestão do presidente da AMM, Julvan Lacerda, e a importância das conquistas municipalistas nos últimos cinco anos

A manhã do primeiro dia de junho de 2022 foi marcada por muita emoção durante a abertura do 37º Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte. Em 2022, a AMM conta com a parceria do Sebrae, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, na organização do evento, que tem como tema “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”.

Na abertura do evento, os discursos das autoridades selaram a gestão firme, atuante e histórica do presidente Julvan Lacerda, que chega ao fim, após cinco intensos anos à frente da entidade.

Ao iniciar os discursos da solenidade, tomado de muita emoção e esperança, o presidente da AMM, Julvan Lacerda, ressaltou a união dos prefeitos de toda a Minas Gerais como a fórmula de sucesso desta gestão na AMM. “Este evento é muito especial, por vários motivos: marca a retomada do Congresso presencial, após a pandemia de Covid-19, fecha um ciclo de muitas lutas pelo desenvolvimento dos municípios mineiros, e, neste momento, há apenas uma mudança de cadeiras, pois a nova gestão vai continuar o trabalho iniciado há cinco anos. Tem muito o que conquistar pela frente e a  luta continua”, complementou.

Para conseguir aliar o trabalho como prefeito, presidente da AMM, vice-presidente da CNM e de importante mobilizador dos prefeitos em prol das causas municipalistas, o presidente Julvan Lacerda contou com o apoio da equipe da Associação e, principalmente, de sua família. “Eu fiz questão de trazer a minha esposa, Sheila, para o palco, porque eu quase não ia em casa. E ela e meus filhos me apoiaram e compreenderam a minha luta”, frisou o presidente ao ressaltar a importância da família como sendo a base para ele fazer o trabalho à frente da AMM com determinação, alcançando os resultados exaltados por todas autoridades em nível municipal, estadual e federal.

Na avaliação do presidente eleito e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro, que toma posse nesta quinta-feira (02/06), é um momento muito especial. “Estou muito feliz em chegar neste posto, fruto de um trabalho que começou em 2017,  assim que assumi a prefeitura de Coronel Fabriciano. Desde aquela época vi a necessidade do associativismo.  Vim do Rio Grande do Sul onde  é comum o cooperativismo e, até 2018, os prefeitos mineiros não tinham familiaridade com a proposta que agora entendem e fazem parte. Engajei-me na AMM, como vice-presidente, e participei do feito histórico de ver entidade passar de pouco mais 400 municípios para 780 afiliados”,  comemora.

Homenageados 

Na abertura do congresso, que é considerado o maior evento de entidade estadual municipalista do País, contou também com a entrega da Comenda Especial do Mérito Municipalista e Entrega da Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo, em um ambiente composto por centenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores públicos e público em geral, além da diretoria da AMM e das principais autoridades do Estado.

Representando o principal parceiro do evento, o presidente do Sebrae Minas, Roberto Simões, salientou a relevância do evento e do trabalho da entidade desenvolvido juntamente com a AMM para o fortalecimento dos empreendedores mineiros e, consequentemente, dos municípios. Em seu discurso, Simões ressaltou, ainda, a visão do presidente da AMM, Julvan Lacerda, ao enxergar a oportunidade e selar a parceria com o Sebrae. No primeiro dia do evento, o Sebrae conduziu o segundo “Seminário Estadual de Reconversão produtiva em territórios minerados”.

Na sequência, o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, falou sobre a aproximação do órgão com a AMM e dos novos programas para melhorias do dia a dia dos mineiros. A Cemig é parceria do Congresso e tem um painel especial na programação do evento sobre o programa “Transformar vidas com nossa energia”.

No seu discurso na abertura do evento, o presidente da AMM realçou a importante conquista do acordo entre a AMM e o Estado, firmado em 2019, para a quitação da dívida da gestão anterior com os municípios em cerca de R$ 7 bilhões. E do novo acordo, de 2022, para pagamento da dívida com a área da Saúde. Igor Eto, secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, representando o governador Romeu Zema, em seu pronunciamento, ressaltou a forma cordial com a qual Julvan Lacerda conduziu as negociações e falou sobre os novos projetos do governo, contando, sempre, com o apoio dos prefeitos mineiros, todos unidos em prol do desenvolvimento de Minas Gerais.

O deputado estadual e vice-presidente da ALMG, Antônio Carlos Arantes, considerou o 37º Congresso da AMM um evento emblemático, pois marca a retomada do pós-pandemia, o que para ele é um momento de comemoração. “É chegada a hora de celebrar os mandatos do presidente Julvan Lacerda, que, ao longo dos anos, deu estatura à associação ao trabalhar com as pautas mais importantes do municipalismo, como o acordo da Vale, a negociação de dívidas com o Estado, além dos repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)Tenho certeza que será a continuação de um excelente trabalho, pois o Dr. Marcos é um homem firme e sério e se mostrou um prefeito com grande capacidade de gestão. Então, tenho certeza que a AMM estará em boas mãos”, avaliou.

Presente na mesa de abertura do evento, o Senador Alexandre da Silveira (PSD), lembrou que Minas Gerais tem o maior número de municípios do Brasil e é no município que a vida das pessoas acontece. Para ele, o fortalecimento do municipalismo com apoio para a saúde, educação, segurança alimentar em um momento em que a fome campeia pelo Brasil é fundamental. “Estar aqui sob a liderança do presidente Julvan Lacerda, alguém muito determinado, que construiu a visão municipalista de Minas Gerais e a projetou para o Brasil com seu trabalho e sua equipe, é muito gratificante”, disse.

Representando o governo federal, a ministra substituta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Tatiana Alvarenga, citou a relevância de todos apoiarem as ações de inclusão no ambiente de trabalho, espaços públicos e, também, nos eventos, como o Congresso da AMM. Em seu discurso, a ministra reforçou a declaração do presidente Julvan quanto ao apoio da família ao seu trabalho como municipalista, a importância de Minas Gerais para a economia do País e os projetos da pasta. 

Comenda Especial do Mérito Municipalista 

Durante a cerimônia, entidades e personalidades políticas, jurídicas e de outros setores, que se destacam durante o último ano no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos mineiros, foram homenageadas com a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo”, além da Comenda Especial do Mérito Municipalista, dedicada ao Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema.

Homenageados com a Medalha 

Palestra magna 

Para uma plateia de gestores municipais, o empresário, escritor e fundador da JR Diesel, Geraldo Rufino, contou a sua trajetória de vida, desde quando era catador de latinhas, ensacador de carvão, até o momento que em que fundou a JR DIESEL, uma empresa que se destaca na reciclagem automotiva da América Latina.

Na palestra magna, que ocorreu após a abertura solene do 37º Congresso Mineiro de Municípios, Rufino, que escreveu o livro Best Seller “Catador de Sonhos”,falou aos prefeitos sobre comportamento empreendedor tão necessário aos gestores municipais.  “O servidor público, como o próprio nome diz, está na sociedade para servir as pessoas. E servir as pessoas está na raiz do empreendedorismo”, reforça.

Geraldo Rufino lembrou ainda que a atitude empreendedora por parte de uma gestor público, engloba atitude de dono e entendimento que a gestão na prefeitura é a extensão do cuidado com a família. “Tudo começa na base. A base começa na família, depois tem a sociedade e o município, acrescentou.

O empresário destacou que os agentes públicos devem lembrar sempre da importância que eles têm para o município, até para que a população veja o político e a política como ferramentas essenciais para o avanço da sociedade. “A política é solução, ninguém vive sem política. A atitude empreendedora dos gestores pode fazer uma transformação que saia dos municípios, siga para o Estado e assim para toda federação. 

Congresso

O maior evento de entidade estadual municipalista do País, o 37º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM), acontece nos dias 1º e 2 de junho, das 9h às 18h, no Expominas, em Belo Horizonte.

Após dois anos sem ser promovido, devido à pandemia da Covid-19, gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e público em geral podem participar gratuitamente do Congresso, que terá como tema “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”.

Em 2022, a AMM conta com a parceria do Sebrae, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, com a estimativa de público recorde, cerca de oito mil participantes por dia.

Com o apoio do Sebrae, de outros parceiros institucionais de peso, acontecerão, simultaneamente, salas técnicas, debates, fóruns, seminários, o debate com os pré-candidatos ao governo de Minas, a posse da nova diretoria da AMM, além da grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 35ª versão, que transformaram o Expominas em um grande movimento em busca de melhorias para os municípios.

Serviço:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.