Em 2022, a AMM contará com a parceria do Sebrae para a realização do evento, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, e é esperado o público recorde, de oito mil participantes por dia

Já está tudo preparado para o maior evento de entidade estadual municipalista do País, o 37º Congresso Mineiro de Municípios, da Associação Mineira de Municípios (AMM), que acontece nos dias 1º e 2 de junho, das 9h às 18h, no Expominas, em Belo Horizonte.

Após dois anos sem ser promovido, devido à pandemia da Covid-19, gestores, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais, agentes públicos, imprensa e público em geral poderão participar gratuitamente do Congresso, que terá como tema “Governança e desenvolvimento em foco nas gestões municipais”.

Em 2022, a AMM contará com a parceria do Sebrae para a realização do evento, dentro das ações do convênio Desenvolve Minas Gerais, e é esperado o público recorde, cerca de oito mil participantes por dia. Com o apoio do Sebrae, de outros parceiros institucionais de peso, acontecerão, simultaneamente, salas técnicas, debates, fóruns, seminários, além da grande Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, já em sua 35ª versão, que irão transformar o Expominas em um grande movimento em busca de melhorias para os municípios.

Os participantes também terão acesso a dez eventos com temáticas técnicas, que acontecerão simultaneamente, dentro da programação do Congresso, com um extenso conteúdo e pautas que englobam a gestão pública municipal.

O presidente da AMM, 1º vice-presidente da CNM, Julvan Lacerda, ressalta que está sendo preparado um Congresso especial, por marcar o fim de sua gestão da AMM, após cinco anos. “Todo esse conhecimento, troca de experiências, o Prêmio Mineiro de Boas Práticas, os painéis, a Feira, tudo isso reflete na vida do cidadão. Queremos que esta edição do Congresso Mineiro de Municípios marque a história da AMM, com recorde de participação e qualidade técnica, fechando com chave de ouro a nossa gestão da Associação, sempre em prol dos municípios mineiros, e já agradecendo a participação e o apoio que sempre tive dos gestores municipais. A luta continua.”

Para o diretor-técnico do Sebrae Minas, João Cruz, a união do Sebrae com a AMM foi uma das ações mais importantes para o desenvolvimento de Minas Gerais. “O Congresso Mineiro de Municípios será o coroamento da parceria do Sebrae com AMM, dentro do projeto Desenvolve Minas Gerais. Pela primeira vez, seremos co-realizadores do mais importante evento municipalista mineiro. A credibilidade da AMM com os prefeitos e suas equipes facilita o acesso dos técnicos do Sebrae Minas para celebração de parcerias com vistas à melhoria do ambiente de negócios e, consequentemente, à promoção do desenvolvimento econômico local”, afirma o diretor.

Abertura solene 

No dia 1º, às 9h, no Palco Minas Gerais, acontecerá a abertura solene do Congresso Mineiro de Municípios, que vai contar com a presença de centenas de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, servidores públicos e público em geral, além da diretoria da AMM e das principais autoridades do Estado.

Durante a cerimônia, entidades e personalidades políticas, jurídicas e de outros setores que se destacam durante o último ano no trabalho de promoção do desenvolvimento dos municípios e dos cidadãos mineiros serão homenageadas com a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo” e a Comenda Especial do Mérito Municipalista.

Palestra magna 

Após a cerimônia de abertura, no primeiro dia do evento, às 11h30, no palco Minas Gerais, os participantes poderão assistir à palestra magna, com Geraldo Rufino, empreendedor, escritor, fundador da JR Diesel, que contará sua trajetória de vida, desde quando era ensacador de carvão, até o momento que fundou a JR Diesel, transformando-a na maior recicladora automotiva da América Latina.

Prêmio de Boas Práticas

Os participantes do 37º Congresso poderão conferir também a entrega do “X Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, com iniciativas e projetos em nove eixos: Assistência Social, Cultura, Economia, Educação, Esporte, Governança, Meio Ambiente, Saúde e Turismo. O anúncio dos vencedores será feito no Palco Minas Gerais, no primeiro dia do evento, às 18h.

Além do anúncio dos nove vencedores, os 27 finalistas terão um espaço no Congresso para expor as boas práticas que concorreram ao Prêmio, como forma de incentivar e dar exemplo para outras administrações.

Debate com os pré-candidatos ao governo de Minas 

Como está confirmado na programação do 37º Congresso Mineiro de Municípios, o Painel com os pré-candidatos ao Governo de Minas acontecerá no segundo dia do evento, 2 de junho, das 9h às 12h, também no Palco Minas Gerais.

As assessorias dos quatro pré-candidatos já confirmaram a participação de Marcus Pestana (PSDB), Romeu Zema (Novo), Alexandre Kalil (PSD) e Carlos Viana (PL), que terão espaço para apresentar suas propostas de plano de governo para o desenvolvimento dos municípios de Minas Gerais. O painel terá a mediação do presidente da AMM, 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Julvan Lacerda.

Feira para Desenvolvimento dos Municípios

Neste ano, a 35ª edição da tradicional Feira para Desenvolvimento dos Municípios terá recorde de participação, com mais de 200 expositores das mais diversas áreas. No espaço, estarão reunidas instituições, empresas e prestadores de serviços, que acreditam no potencial dos municípios mineiros e na capacidade de obter melhores resultados das administrações.

Um momento oportuno para se difundir conhecimento, fazer intercâmbio de experiências, interagir com os participantes, fazer análises, concretizar o diálogo eficaz entre os diferentes fatores que integram a administração pública e fazer contatos com potenciais e/ou investidores.

Nova diretoria 

Após cinco anos tendo o presidente Julvan Lacerda e sua diretoria à frente da AMM, a entidade contará com uma nova gestão, eleita para o período 2022-2025, encabeçada pelo presidente eleito e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius Bizarro.

A nova diretoria e conselho fiscal da AMM, composta por 45 prefeitos e prefeitas de todas as regiões do Estado, tomará posse durante o segundo dia do Congresso Mineiro de Municípios, encerrando o evento, às 18h.

Eventos técnicos 

Governança 

Disseminar as melhores práticas em liderança, estratégia e controle e os princípios da governança pública, definidos no artigo 3º do Decreto nº 9.203/2017, servirão como base das palestras e apresentações do IV Seminário de Governança Pública Municipal – Transformando sua Administração, durante o 37° Congresso Mineiro de Municípios.

O evento será promovido pela AMM, em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCEMG) e a Rede de Governança Brasil (RGB).

Desenvolvimento regional

O Sebrae, parceiro da AMM no Congresso, estará à frente de dois eventos: o 2º Seminário estadual de reconversão produtiva em territórios minerados, no dia 1º, das 14h às 18h, e em 2 de junho, das 9h às 14h30, na sala Sul; e o 2º Encontro estadual dos agentes de desenvolvimento, no dia 2 de junho, das 9h às 18h, na sala Norte; além de apresentarem palestras em outros eventos que constam na programação do Congresso.

Na pauta do seminário, os técnicos e gestores do Sebrae apresentarão o “Projeto estadual de reconversão produtiva em territórios minerados”, o “Beneficiamento de rejeitos e alternativas econômicas para a reconversão produtiva”, entre outros temas.

Já no segundo dia, no Encontro estadual dos agentes de desenvolvimento, serão apresentados assuntos, como “Um olhar para como as compras públicas podem desenvolver os municípios e como os agentes podem estimular esse importante eixo”, “A importância das mídias sociais na promoção do desenvolvimento”; “Painel de compartilhamento de boas práticas com finalistas do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”; entre outros assuntos.

Salas técnicas 

Além dos dez eventos temáticos, o Congresso Mineiro de Municípios também terá salas técnicas, com palestras e apresentação de temas diversos.

Um exemplo acontecerá na Sala Jequitinhonha/Mucuri, no primeiro dia do evento, onde a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), uma das principais parceiras institucionais da AMM no Congresso, terá uma programação inteiramente dedicada a apresentar os projetos da instituição para melhorias e investimento nos municípios do Estado. 

Outro destaque acontecerá na Sala Alto Paranaíba, na tarde do segundo dia do evento. Será a mesa redonda sobre as “Cidades inteligentes: conceitos e processos para transformar as cidades mineiras em territórios mais inteligentes. Na oportunidade, apresentada o prefeito de Carmo do Cajuru, falará sobre o case de sucesso, Edson Vilela, que tratará sobre Política Público-Privada (PPPs). 

Clique aqui para acessar a programação. 

Serviço:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.