Home > Palestrantes > André Quintão Silva

André Quintão Silva

O atual secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social é assistente social, sociólogo e deputado estadual em quarto mandato. Nasceu em Belo Horizonte, tem 50 anos e é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1985. Foi secretário de Desenvolvimento Social de Belo Horizonte no Governo Patrus Ananias (1994/96) e vereador da Capital por dois mandatos. Na Câmara Municipal, foi líder do Governo.
Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Participação Popular (CPP), que implantou e da qual foi o primeiro presidente em 2003. Por meio da CPP, abriu à participação da sociedade o processo de discussão das leis orçamentárias, através das audiências públicas e da apresentação de emendas populares. Foi, também, um dos idealizadores do programa Parlamento Jovem, que desde 2004 contribui para a formação política de estudantes mineiros.
Foi membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça e suplente nas Comissões Extraordinária das Águas e de Esporte, Lazer e Juventude. Coordenou a Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente e representou o Legislativo no Fórum Estadual Lixo e Cidadania.
André Quintão é autor da lei que institui a Política Estadual da Juventude e das leis que regulamentam, em Minas, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). São também de sua autoria a Lei 16.683/07, que introduz o acompanhamento social nas escolas para reduzir a violência e evasão escolar, a Lei 15975/ 06, que criou o Fundo Estadual de Cultura, a Lei 15757/05, que isenta de ICMS a aquisição de automóvel para a utilização por pessoa portadora de deficiência e a Lei 15473/05, que criou o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAM) e a lei que criou o Fundo Estadual de Cultura (FEC).

Leave a Reply