Encerramento de mandato,
eleições municipais e
o futuro das cidades

4 e 5 | jun | 2024 | EXPOMINAS | BH | MG

O CONGRESSO

O mês de junho de 2024 será marcado por um dos eventos municipalistas mais esperados do ano: o 39º Congresso Mineiro de Municípios, que reunirá público estimado de 10 mil pessoas, entre autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutir assuntos relacionados às perspectivas do País e dos municípios.

Consagrado como o maior evento municipalista estadual do Brasil, o congresso traz um tema altamente pertinente para o momento: Encerramento de mandato, eleições municipais e o futuro das cidades. Com uma rica programação voltada ao tema, o tradicional evento promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), acontece nos dias 4 e 5 de junho de 2024, no Expominas, em Belo Horizonte.

Por ser ano eleitoral, o tema escolhido para a 39ª edição do Congresso Mineiro de Municípios vai ao encontro dos objetivos da atual gestão da AMM, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, de capacitar os gestores e servidores públicos com foco na excelência e eficácia na gestão pública.

“Neste ano, de eleições municipais, a AMM vai oferecer um congresso totalmente voltado ao encerramento de mandato, com palestras ministradas por especialistas que são autoridade nas principais áreas da gestão pública. Estão todos convidados para participar do 39° Congresso Mineiro de Municípios, com acesso a informações privilegiadas, formas modernas de gestão de recursos e projetos”, convida o presidente da AMM.

"O Congresso da AMM desse ano debaterá três temas importantes para os gestores mineiros: administrar bem o município em ano de eleições, fechar as contas do mandato sem problemas e deixar um município preparado para o futuro".

Dr. Marcos Vinicius
Presidente da AMM e Prefeito de Coronel Fabriciano

Medalha e comenda

Um dos momentos esperados do Congresso é a entrega das principais homenagens concedidas pela AMM às autoridades que se destacaram na defesa dos municípios de Minas Gerais. A Medalha do Mérito Municipalista Celso Mello de Azevedo é reconhecida como a mais alta condecoração conferida pelos prefeitos mineiros às personalidades e entidades que contribuem com o seu trabalho em favor do municipalismo. E a Comenda Especial do Mérito Municipalista, que é concedida pela AMM a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento dos municípios mineiros.

Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

Os participantes do 39º Congresso Mineiro de Municípios poderão conferir também a entrega do “12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, durante o evento, quando serão informados os vencedores da edição. Em 2024, o Prêmio contemplará cinco eixos: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.

A premiação oferecida pela AMM visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Juntamente com o Congresso Mineiro de Municípios, a AMM promove a 37ª Feira para o Desenvolvimento dos Municípios, que conta com a participação de 300 expositores das mais diversas áreas. No local, estarão reunidas instituições, empresas e prestadores de serviços, que acreditam no potencial dos municípios mineiros e na capacidade de obter melhores resultados das administrações. Um momento oportuno para se difundir conhecimento, fazer intercâmbio de experiências e interagir com os participantes dos diferentes setores que integram a administração pública, além de fazer contatos com potenciais investidores.

Feira para o Desenvolvimento dos Municípios